A exposição “As Minhas Primeiras Cerâmicas”, patente ao público entre os dias 20 de Março a 4 de Maio no Celeiro Comum – Centro de Artes Tradicionais, constitui uma mostra dos trabalhos das crianças que frequentaram os cursos promovidos pelo Ateliê de Cerâmica das Oficinas de Comunicação, da autoria de São Zagalo, nos dois últimos anos.
Em si mesmo, o evento é uma decorrência lógica de um processo de aprendizagem que incluiu a pesquisa e ensaio de materiais, a realização de desenhos preparatórios, más e boas experiências com os vidros, as pastas cerâmicas e o processo de cozedura. É a interiorização pelas crianças que a actividade cerâmica, como qualquer outra práctica artística, pressupõem um processo de trabalho com diversas fases passíveis de uma aprendizagem, de uma experimentação e uma realização rigorosa o ponto fundamental da exposição.
Por outro lado, as actividades pedagógicas que têm sido progressivamente implementadas no espaço do Celeiro Comum são uma das vertentes principais do programa do Centro de Artes Tradicionais e desenvolvem-se num leque que inclui além de exposições, visitas guiadas, jogos e conversas com artesãos do Distrito de Évora.
Assunção Zagalo
A artista dispensa apresentações. Sobejamente conhecidos os seus trabalhos em cerâmica e restauro iniciou esta aventura com as crianças há já alguns anos. Nesta exposição reúne os trabalhos de cerca de 40 “jovens” artistas com idades entre os 3 e os 11 anos, apresenta azulejos, pequenas esculturas, presépios e peças de olaria tradicional realizadas em creches e escolas de Évora assim como em cursos de maior duração por si promovidos, onde as crianças tiveram a oportunidade de experimentar o trabalho na oficina.